inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Serviço de fotos de rua mostra rostos desfocados

14 de maio de 2008 20h10 atualizado em 15 de maio de 2008 às 10h26

O Google anunciou que está tirando o foco dos rostos de quem aparece nas fotos de rua baixadas em seu serviço gratuito de mapas online. A empresa americana de Internet disse que está testando a tecnologia na atualização de fotografias de seu Street View, no mapa de Manhattan. Se funcionar, será aplicada a todos os mapas do site.

» Serviço de fotos de rua reforça debate sobre privacidade
» Conheça a tecnologia por trás do serviço de fotos de rua
» Internautas encontram ET em serviço de fotos de rua
» Fórum: opine sobre o serviço de fotos de rua

Borrar os rostos das pessoas pode ajudar a reduzir as queixas de que os instantâneos das ruas, postos na rede pelo Google Maps, violam a privacidade, mas a porta-voz do Google disse à AFP que esse não é o motivo para aplicar a tecnologia.

"É algo que estamos avaliando por bastante tempo", declarou a porta-voz. "O propósito do 'Street View' não é olhar as pessoas, mas edifícios e locações. Obviamente, queremos tomar ações para proteger a privacidade das pessoas e, desde o início, nós nos comprometemos a fazê-lo", acrescentou.

O Google trabalhou por um ano em uma forma de detectar e desfocar os rostos nas fotos, automaticamente, relatou a engenheira de comunicação Andrea Frome no blog do Google, destacando que "é um desafio duro que requer um último modelo de detecção automática de rostos".

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.