inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Congressistas americanos notificam invasões hacker

12 de junho de 2008 09h25

Congressistas americanos afirmam que tiveram seus computadores hackeados nos últimos meses e acreditam que a ação possa ter sido promovida por hackers chineses.

» Hackers brincalhões invadem site do governo chinês
» Hackers bloqueiam site do Senado mexicano com foto de Chiquinha
» Hackers atacam e deixam cidades sem luz, diz CIA
» Fórum: opine sobre as acusações

Segundo o site Tech.Blorge, ainda que pouco tenha sido falado a respeito do assunto, entre as vítimas já declaradas estão os deputados Frank Wolf, da Virgínia, que afirmou ter tido quatro de seus computadores invadidos, e Chris Smith, de Nova Jersey, que declarou que duas de suas máquinas teriam sido comprometidas.

Após a quebra de segurança, registros sobre dissidentes da China e outros dados confidenciais foram acessados. O site The Register esclarece que Wolf e Smith são críticos de longa data dos direitos humanos na China.

Pouco depois de um dos ataques aos computadores de Wolf, um carro com placa oficial chinesa teria sido visto próximo a Washington fotografando a vizinhança de um dos dissidentes.

Wolf e Smith afirmaram que computadores de outros congressistas também sofreram ataques, mas que ninguém quer falar sobre o caso. "Toda vez que eu começava a falar alguém falava 'Você não pode fazer isto'. Muitas pessoas fizeram isto ficar muito, muito difícil", explicou Wolf.

Para o deputado da Virgínia, é necessário educar os membros do Congresso a respeito dos perigos dos ciberataques, e também verificar se há outras máquinas comprometidas. O Senador Dick Durbin, de Illinois, pediu que fossem investigados também computadores do Senado.

Smith acredita que os ataques em computadores do governo dos Estados Unidos foram frutos de um esforço muito bem orquestrado, e como medida preventiva não armazena mais os nomes de dissidentes chineses nos computadores de seu gabinete.

Embora o FBI tenha confirmado a origem do ataque em computadores chineses, não há qualquer confirmação oficial de que estas tenham sido promovidas pelo governo da China.

Magnet
Magnet