
Atualizada às 08h19 A Intel informou que os ativos de energia solar que lhe pertenciam serão parte da companhia independente SpectraWatt Inc. que também recebeu recursos da Cogentrix Energy LLC, unidade da Goldman Sachs, além da PCG Clean Energy and Technology Fund e da Solon AG.
A SpectraWatt vai produzir células foto-elétricas e vendê-las a fabricantes de módulos solares, segundo a Intel. A intenção da nova companhia é iniciar a produção de sua planta em Oregon, nos Estados Unidos, na segunda metade de 2008, com as primeiras entregas de produtos previstas para a metade de 2009.
As células solares são usadas na conversão de energia solar em eletricidade e o mercado final para tal uso foi de cerca de US$ 30 bilhões em 2007, com alta de 50% sobre o ano anterior, de acordo com a empresa de pesquisas Photon Consulting.
A Intel afirmou que espera que a indústria solar cresça entre 30% e 40% nos próximos anos, na medida em que os custos de geração da energia solar se aproximem das demais tecnologias tradicionais de geração de energia.
O financiamento da Intel vai ser feito por meio da Intel Capital, braço de venture capital da companhia de chips, que tem longa história de aporte em startups que estimulem a adoção de novas tecnologias.
Reuters
13h30 » Livro mostra tudo sobre redes com passo a passo e dicas
15h44 » Toshiba lança disco rígido ideal para iPods e netbooks finos
12h42 » Windows 7 é um sucesso de mercado, segundo analistas