Internet

› Tecnologia › Internet

Internet

Quarta, 18 de junho de 2008, 17h52

Firefox 3 bate recorde de downloads com folga

O objetivo da Fundação Mozilla de bater um recorde com o novo Firefox foi cumprido: foram mais de 7,9 milhões de downloads, marca muito superior aos 5 milhões planejados inicialmente para estabelecer o primeiro recorde de download de um software nas primeiras 24 horas após seu lançamento.

As primeiras horas após o lançamento da versão final de Firefox 3.0 não foram fáceis para os geeks da Fundação. O servidor travou poucas horas depois do início do Firefox Download Day, iniciativa anunciada há alguns meses com o objetivo de promover a idéia do recorde, e um bug deixou indisponível o software por ao menos duas horas, atrasando o lançamento das 14h (horário de Brasília) para as 16h.

Os usuários que conseguiam acessar a página neste período eram remetidos para uma página com a versão 2.0.0.14 para download. Os servidores se mantiveram instáveis por todo o dia de ontem e apenas na madrugada retornaram à estabilidade.

A marca de 2,9 milhões de downloads, mais de metade da meta inicial, foi atingida nas primeiras oito horas, conforme anunciou o TG Daily. A versão anterior do Firefox teve em seu primeiro dia um total de 1,6 milhão de downloads.

Reconhecendo o lançamento da concorrência, a equipe responsável pelo desenvolvimento do Internet Explorer enviou um bolo ao quartel-general da Fundação Mozilla que carregava o logo do navegador e os dizeres "Parabéns pelo lançamento. Com amor, a equipe do IE" (as fotos podem ser vistas no atalho tinyurl.com/5m3plw).

O Brasil, um dos grandes apoiadores do Software Livre pelo mundo, apareceu na lista dos dez países que mais colaboraram com o recorde, abocanhando a oitava posição, com 179 mil downloads na frente de China (166 mil) e Turquia (67 mil). Os Estados Unidos se definiram como a principal razão para tamanha folga do recorde: com 2,5 milhões dos downloads, metade da meta inicial.

Os dados completos podem ser vistos em tinyurl.com/63c8on e descartam downloads duplicados por um mesmo usuário. Para ser mais fiel ainda, foi desconsiderado também qualquer download interrompido. A Fundação também havia pedido aos usuários que não utilizassem de trapaças, como scripts para adulterar o resultado e transformar o recorde.

Estatísticas da empresa de análise Net Applications mostraram hora a hora o resultado da adoção do novo navegador. Desde o lançamento até as horas finais do Download Day, o navegador foi o responsável por no mínimo 0,96% de todos os acessos simultâneos à Internet. Houve momentos em que chegou a 3,69%, com pico de uso em 4,56%.

Embora alto para um aplicativo recém-lançado, o Firefox 3.0 tem amplo espaço para crescimento. Uma análise recente da W3Schools indica que o Firefox está ganhando terreno rapidamente e hoje já contabiliza um total de 39,1% de todo mercado disponível para navegadores, perdendo do Internet Explorer, que já vem pré-instalado com o Windows e que no total soma 54,8%.

O novo Firefox ainda tem que lidar com um problema contra si. O sistema de plugins, que ele chama de "complementos", é um dos grandes atrativos do navegador e permite uma ampla participação da comunidade. Mas alguns plugins ainda não funcionam no Firefox 3 e, por isso, muitos usuários hesitam fazer o upgrade. Para sanar o problema, a Fundação Mozilla trabalhou junto aos desenvolvedores e conseguiu que 5 mil dos complementos mais populares já estivessem atualizados junto com o lançamento.

Um dos ausentes nesse esforço de atualização é o popular Google Browser Sync, um complemento lançado pela Google Labs no último dia 8 que permite que usuários do Firefox sincronizem seus navegadores instalados em diferentes PCs, replicando a configuração, senhas salvas, histórico e favoritos em todos eles. Esse complemento teve seu desenvolvimento descontinuado, sob a alegação de que a equipe responsável por ele está direcionando seus esforços para outros projetos, conforme noticiou o site Life Hacker.

Mesmo com o atraso, o Firefox 3.0 é uma boa pedida para usuários que já utilizam as versões anteriores. O software está recebendo boas críticas em diversos testes por carregar páginas mais rápido que seu concorrente direto, Internet Explorer, e por seus novos recursos, entre eles a capacidade de salvar sessões de navegação ao fechar o programa e um gerenciador poderoso que integra histórico de navegação e favoritos em um mesmo balaio, permitindo busca direta nos dois através da barra de endereços.

Para o futuro próximo a Fundação Mozilla planeja ainda mais funções. A versão final não havia sequer sido lançada e os responsáveis pelo programa já planejavam mais uma atualização. A versão 3.1, prevista para o início de julho, trará ao aplicativo miniaturas para as abas, recurso de autocomplemento de texto e novas funções para o mecanismo de renderização como, por exemplo, o elemento de vídeo HTML 5 e sombreado via CSS, explicou o site Ars Technica.

A versão 3.0 do navegador está disponível em diversos idiomas, entre eles português do Brasil, para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux. Interessados podem baixá-lo no site getfirefox.com, sabendo, todavia, que a contagem para os recordes já foi encerrada.

Magnet

Reprodução
Em 24 horas, foram feitos mais de 7,9  milhões de downloads do navegador
Em 24 horas, foram feitos mais de 7,9 milhões de downloads do navegador

Busque outras notícias no Terra