inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Aparelhos portáteis poderão transmitir imagens 3D em 2010

24 de junho de 2008 10h04

Imagens holográficas em três dimensões, famosas em filmes de ficção científica, mas ainda inéditas para o consumidor, podem se popularizar a partir de 2010.

» Cientistas americanos aperfeiçoam hologramas em 3D
» Hologramas poderão substituir videoconferências
» Bill Gates vira holograma em congresso
» Philips anuncia televisor 3D de 52 polegadas

A previsão é de uma patente registrada pela empresa indiana de tecnologia e consultoria Infosys, noticiou o site Digital Trends. A patente prevê a criação de um aparelho portátil capaz de processar, transmitir e receber imagens holográficas tridimensionais.

Há muitas décadas tenta-se criar imagens tridimensionais. Já existe uma técnica estabelecida de se criar películas com uma foto aparentemente tridimensional, empregada em cartões de crédito e selos de autenticidade. Entretanto, a captura da imagem por meio dessa técnica é algo complicado, caro e estático. A nova patente, calcada por tecnologias que não estavam disponíveis há anos, promete baratear e simplificar o processo.

O dispositivo tiraria uma série de fotografias 2D e, através de alguns algoritmos, transformaria as imagens em uma fotografia 3D. Os dados seriam então enviados "crus" ao destinatário e, através de um projetor laser com lentes óticas micro-holográficas, a imagem 3D seria reconstruída sem perda de resolução, explicou o site Silicon.com.

A novidade pode auxiliar o trabalho de investigadores e médicos, que remotamente contarão com imagens mais realistas de acidentes. Um porta-voz da empresa, que prevê que até 2010 mais de 8 milhões de unidades do aparelho estejam disponíveis no mercado, afirmou que a novidade ainda beneficiará a indústria cinematográfica e de games.

Magnet
Magnet