Atualizada às 12h52 Da BBC Brasil
» Robôs disputam partida de futebol no Japão
» Robôs disputam torneio mundial na China
» Robomário e Robogério Ceni batem bola em feira de robôs
O título da Eurocopa robótica ficou com a equipe da Eslovênia que goleou o time da Áustria por 9 a 1, na grande final. Os jogadores são pequenos cubos metálicos equipados com sensores especiais que utilizam algoritmos complexos para tentar localizar a bola, driblar os adversários e marcar o gol.
Segundo os cientistas, as partidas ocorrem sem a interferência de seres humanos. Os robôs recebem a ordem de movimento por ondas radiofônicas, emitidas a partir de um computador que analisa os dados de posicionamento dos adversários e da bola, passados por uma câmera montada sobre o campo. A câmera registra a posição de cada robô-jogador 120 vezes por segundo.
Segundo um dos organizadores do evento, o professor Guido Bugman, da Universidade de Plymouth, da Grã-Bretanha, o objetivo do grupo é desenvolver a tecnologia para que em 2050 possa colocar em campo um time formado somente por robôs para enfrentar jogadores humanos.
BBC Brasil
|
BBC Brasil
A competição ocorre sem interferência de humanos
|
09h26 » Robô humanóide ajuda clientes de lojas no Japão
08h48 » Robôs pensantes são o próximo passo
11h56 » Soldado robô seria mais ético que humanos, diz cientista