inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Falha no Speedy prejudica acesso à Internet em SP

03 de julho de 2008 11h02 atualizado às 18h53

A Telefonica voltou a se pronunciar sobre o problema técnico que está afetando parcialmente sua rede de transmissão de dados. Segundo comunicado da companhia, a estimativa é que, até o final da noite de hoje, estabelecida a causa da pane, o problema seja resolvido e o acesso, normalizado. Cerca de 50% dos serviços da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) foram comprometidos devido ao problema.

» Prodesp promete multa à Telefonica
» vc repórter: mande fotos e notícias

A Prodesp, responsável pela rede utilizada por todos os órgãos do Estado, disse que o problema afeta os serviços de registro de ocorrência nas delegacias, além do acesso ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e dos serviços nos postos Poupa Tempo. A companhia informou que irá aplicar multa, prevista em contrato, à Telefonica. O contrato de R$ 200 milhões entre as companhias, válido de 2005 a 2010, prevê que a rede nunca ficaria fora do ar. O valor da multa ainda não foi especificado.

O problema não afeta somente a rede do governo, mas também grandes empresas privadas. De acordo com a Telefonica, o acesso residencial à Internet pode ter sido comprometido nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos.

Confira a íntegra do 2º comunicado da Telefonica:

"Em relação à ocoorrência técnica em alguns equipamentos que, desde a tarde de ontem (2/7) afeta parcialmente sua rede de transmissão de dados para serviços corporativos, a Telefonica vem prestar novas informações:

1. O problema tem provocado funcionamento intermitente em parte da rede de dados, afetando alguns dos serviços prestados a grandes empresas e órgãos da administração pública nos âmbitos municipal, federal e estadual.

2 - Trata-se de um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos.

3 - As equipes da Telefonica e de seus parceiros trabalham em busca de um diagnóstico preciso do problema técnico, ao mesmo tempo em que buscam assegurar o funcionamento dos serviços que não foram afetados.

4 - A Telefonica esclarece que o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à Internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos.

5 - A Telefonica estima que, até o final da noite de hoje, as equipes terão concluído o rastreamento técnico completo, podendo chegar a uma conclusão sobre as causas do problema técnico parcial que a rede de dados está enfrentando.

6- A Telefonica lamenta os transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com as novas informações que existirem."

Confira a íntegra do 1º comunicado da Telefonica:

"A Telefonica informa que desde ontem à tarde uma ocorrência técnica está afetando parcialmente sua rede de transmissão de dados. A rede afetada atende a grandes empresas privadas e órgãos da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. Desde que a ocorrência foi detectada, a Telefonica mobilizou todo o seu corpo de engenheiros e técnicos, bem como especialistas dos fabricantes destes equipamentos, que têm trabalhado ininterruptamente no diagnóstico e no restabelecimento dos serviços afetados. Assim que dispuser de novas informações sobre o restabelecimento dos serviços, a Telefonica fará novo comunicado à imprensa, aos seus clientes e à opinião pública."

Redação Terra