inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Nova tecnologia ajudará a encontrar celular perdido

14 de julho de 2008 14h37

A empresa irlandesa Yougetitback.com está trabalhando em uma nova tecnologia para usuários que temem perder seus telefones celulares.

» Web tem "achados e perdidos"
» Chip acha cão perdido depois de 7 anos
» Mais de 600 mil laptops são perdidos em aeroportos por ano nos EUA
» Fórum: opine sobre a tecnologia

Uma prévia da tecnologia, chamada de Mobile Superhero ("Superherói do Celular", na tradução), já está disponível no site da companhia e permite travar remotamente aparelhos perdidos, além de realizar cópias de segurança de fotos, e-mails e informações de contatos em um servidor online, conforme noticiou o site BetaNews.

Ciaran O'Sullivan, vice-presidente de vendas da Yougetitback.com, concorda que na maior parte dos casos os celulares perdidos voltam para seus donos, graças à honestidade de quem os encontra. Mas, caso isso não aconteça, perder as informações guardadas no aparelho pode ser um pesadelo, explicou ao BetaNews.

Quando o celular equipado com a tecnologia é travado, só podem ser feitas chamadas para a Yougetitback.com. Mesmo que o cartão SIM (com informações do aparelho) seja removido e trocado, o telefone continua bloqueado, e é possível localizar o aparelho por meio de GPS, caso a operadora ofereça o recurso, ou por um sistema chamado "triangulação via torre de celular".

A companhia agora trabalha em um novo recurso chamado Client Screaming, que permitirá configurar o telefone para vibrar e "gritar" qualquer coisa, como "fui roubado!", quando estiver perdido e receber uma determinada ligação.

O Mobile Superhero está disponível para download em versão de testes por três meses, e funciona com 60 modelos diferentes de aparelhos. A companhia lançará ainda em 2008 o Laptop Superhero, sistema de segurança para notebooks que trará opções de criptografia para o disco rígido.

Magnet
Magnet