Pesquisadores ingleses desenvolveram um software capaz de reconhecer sons como risada, choro, bocejo e espirro e traduzi-los para o computador, gerando uma seqüência facial animada.
» Veja mais imagens 
» Software reconhece expressões faciais
» Técnica permite usar pensamento para operar em mundos virtuais
» Fórum: opine sobre o software
Segundo o site NewScientist, o código criado por especialistas da Universidade de Bath e Universidade de Cardiff pode ser de grande utilidade para mundos virtuais ou filmes de computação gráfica.
Para a criação do programa foram capturados movimentos de quatro participantes, que simularam diferentes expressões e vozes. Com outro mecanismo o áudio capturado é então correlacionado às expressões gravadas e um modelo animado as reproduz, o que poderá futuramente enriquecer modelos tridimensionais para interpretar algumas emoções reais de seus usuários.
A tecnologia ainda é bastante limitada, segundo os próprios criadores, que explicam que sons em diferentes níveis não são propriamente reconhecidos e, por vezes, risos de diferentes pessoas podem ser confundidos com choro.
O trabalho foi apresentado em um simpósio de métodos em biomecânicas e engenharia biomédica em Portugal.