inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Janela transforma luz do sol em energia elétrica

25 de julho de 2008 13h23 atualizado às 17h19

Fabricante espera vender 10 mil unidades até o final do ano, embora o custo da janela ainda seja alto. Foto: Divulgação

Fabricante espera vender 10 mil unidades até o final do ano, embora o custo da janela ainda seja alto
Foto: Divulgação

A Nihon Telecommunications Systems lança no mercado japonês janelas capazes de captar energia solar e convertê-la em energia elétrica. Cada metro quadrado da superfície das lâminas pode gerar até 70W em um dia ensolarado, com eficiência de 7 a 8% de aproveitamento da luz, diz o site CrunchGear.

» Novos aparelhos de energia solar serão mais acessíveis
» Folha transforma luz do sol em energia elétrica
» Mesa usa energia solar para recarregar eletrônicos
» Fórum: opine sobre o uso de energia solar

A janela solar não apresenta design diferenciado que denuncie sua utilidade e pode ser instalada em qualquer construção sem comprometer a decoração do ambiente. O vidro também é capaz de reter 90% da radiação externa, reduzindo os gastos com ar-condicionado.

Contudo, a energia produzida só pode ser utilizada com aparelhos que se conectem a portas USB, pois este é o único meio de saída fornecido.

Assim, o investimento parece não apresentar, por enquanto, um custo-benefício atraente, já que a janela deve ser vendida a uma média de U$ 1,9 mil/m² (equivalente a cerca de R$ 3 mil/m²), conforme o site Gizmodo.

A fabricante afirma que espera um volume de vendas de 10 mil unidades até o final do ano, o que deve contribuir para a queda dos preços e maior adoção do sistema de captura de energia solar.

Magnet
Magnet