inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Novo worm ataca usuários de redes sociais

06 de agosto de 2008 15h45

Um novo worm - programa malicioso semelhante a um vírus - que ataca redes sociais foi descoberto pela empresa de segurança Kaspersky. Usuários do MySpace e do Facebook são os alvos do worm, que transforma os PCs em máquinas zumbis ajudando a propagar os ataques maliciosos.

» Novo vírus ameaça usuários de redes de compartilhamento
» Spammers abusam de redes sociais
» Praga em rede social "seqüestrava" usuários
» Fórum: opine sobre worms

O objetivo é que os computadores infectados sejam usados para outros propósitos maliciosos, além de enviar links por meio dos sites.

Foram detectadas duas variantes do worm pela Kaspersky. Uma delas se espalha quando o membro do MySpace se conecta ao site, e cria uma série de comentários nas páginas de amigos do usuário. A outra ataca usuários do Facebook, criando mensagens de spam que são enviadas a todos os contatos da pessoa.

As mensagens e comentários, geralmente em inglês, incluem links para uma falsa página do YouTube, por exemplo. Quando o usuário clica para assistir ao suposto vídeo anunciado, uma mensagem diz que é necessário instalar a versão mais recente do Flash Player. Clicando no link, em vez do programa o usuário baixa um worm que infecta seu computador.

As redes sociais são um alvo cada vez mais comum dos golpes aplicados na web. Um dos grandes problemas, aponta a Kaspersky, é que o usuário tem muita confiança nas mensagens enviadas por seus contatos, o que aumenta as chances de que ele clique em links maliciosos.

Redação Terra