notícias por e-mail   fale conosco  rss
Internet 10 anos


 

Internet
Quinta, 7 de agosto de 2008, 08h48  Atualizada às 09h38
20% das crianças inglesas já encontraram estranhos via web
 
Da BBC Brasil
 
BBC Brasil
Muitas crianças disponibilizam informações como número de telefone em redes sociais
Muitas crianças disponibilizam informações como número de telefone em redes sociais
 Últimas de Internet
» Chinês é preso por divulgar falso alarme de terremoto na internet
» Japonês é detido por "ameaçar" príncipe pela internet
» Internet pela rede elétrica é testada no Brasil
» Microsoft compra site europeu por US$486 milhões
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Uma em cada cinco crianças entrevistadas em uma pesquisa na Inglaterra afirmou que já encontrou com um estranho que conheceu pela Internet.

» Crianças ignoram normas de segurança em redes sociais
» Mundos virtuais podem ajudar crianças, diz pesquisa
» Pais devem observar navegação dos filhos
» Fórum: opine sobre a segurança das crianças na web

Conduzida pela empresa especialista em identidade online Garlik, a sondagem entrevistou 1,03 mil pais e 1 mil crianças.

Entre as entrevistadas com idade entre 8 e 12 anos, 23% admitem acessar os sites de relacionamento Facebook, Bebo e MySpace, apesar da restrição de idade ser de 13 ou 14 anos.

A equipe sugere que se a porcentagem for aplicada ao número de crianças dessa faixa etária, existente na Grã-Bretanha segundo o censo de 2001, o resultado seria de 750 mil crianças acessando os sites de relacionamento em todo o país.

A pesquisa indica ainda que 26% das entrevistadas afirmaram que possuem desconhecidos como amigos virtuais e 66% disponibilizam informações pessoais como telefone celular e endereço da escola nos seus perfis nos sites de relacionamento.

No entanto, de acordo com a sondagem, o comportamento das crianças e adolescentes na Internet não passa despercebido pelos pais.

Entre os entrevistados, 72% afirmaram espionar os filhos online - 25% acessa o perfil das crianças nos sites de relacionamento para identificar se estão sendo abordadas por estranhos e 26% criaram um perfil próprio nos sites para poder espionar seus filhos.

"Medos reais"
Segundo Tom Illube, diretor da Garlik, os sites de relacionamento devem levar mais sério suas políticas de restrição de idade para "aliviar os temores reais dos pais".

"As crianças estão na vanguarda do fenômeno das redes de relacionamento social, usando sites da mesma maneira que outras gerações usaram o telefone", disse Illube.

De acordo com ele, ao contrário dos adultos, que são mais "sagazes", as crianças tendem a ser mais relaxadas sobre as informações pessoais que disponibilizam online.

"Isso não seria um problema se elas estivessem em um ambiente supercontrolado, mas quando estão em um ambiente onde se relacionam com pessoas muito mais velhas que elas, deve-se ter bastante precaução e cuidado", disse.

Illube destaca ainda que os pais são ocupados e não conseguem monitorar a atividade dos seus filhos o tempo todo.

"O que o Facebook, Bebo e MySpace e outros estariam fazendo para ajudar?", questionou o diretor.


 

BBC Brasil

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.