inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Concreto translúcido permite enxergar através da parede

21 de agosto de 2008 15h07

O material é composto por 5% de fibras ópticas e 95% de concreto. Foto: Divulgação

O material é composto por 5% de fibras ópticas e 95% de concreto
Foto: Divulgação

Uma empresa húngara desenvolveu um tipo de concreto que, misturado a uma pequena porcentagem de fibras ópticas, é transparente o bastante para que se enxergue através de uma parede. O concreto translúcido será apresentado em São Paulo de 27 a 29 de agosto.

» Veja fotos do produto
» Novo material provê luz constante por 12 anos
» "Nanomolas" podem proteger eletrônicos
» Fórum: opine sobre o material

Composto por 5% de fibras ópticas e 95% de concreto, o material é cerca de 10 vezes mais resistente que o concreto tradicional e suporta cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado, segundo a fabricante LiTraCon.

O concreto translúcido também seria mais maleável e impermeável do que o tradicional. Essas características, aliadas à sua resistência, dificultam as chances de rachaduras e infiltrações.

No mercado europeu, o preço do material criado pelo húngaro Áron Losonczi ainda é bastante elevado - em torno de mil euros (aproximadamente R$ 2,4 mil) por metro quadrado.

O concreto translúcido é uma das novidades que serão apresentadas na Concrete Show South America 2008, evento voltado à tecnologia relacionada a concreto, que acontece de 27 a 29 de agosto em São Paulo. A feira contará com 250 expositores e espera cerca de 12 mil visitantes nesta edição, com expectativa de movimentar R$ 250 milhões em negócios.

Redação Terra