
Atualizada às 12h54
» CORREÇÃO: Google anuncia novo navegador e desafia Microsoft
» Veja telas do Chrome 
» Google pode lançar browser
» Firefox esquenta setor
» Fórum: opine sobre o Chrome
O navegador, que se chamará Google Chrome, estará disponível em sua versão beta (de teste) em 100 países, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial. A presença do Brasil nesta lista é esperada, mas não foi confirmada pela empresa.
O anúncio foi interpretado pela imprensa econômica como a entrada definitiva do Google nos domínios da Microsoft, uma empresa que cresceu graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Internet Explorer.
Como será o Chrome
Diferentemente do browser da Microsoft, o Google Chrome é um programa de código aberto, ou seja, programadores são livres para usarem elementos do código ou usá-lo como base para outros programas.
"O que realmente precisávamos não era um navegador, e sim uma plataforma para rodar aplicações e páginas web. Foi justamente isso que nos propusemos a construir", afirmaram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
Uma das principais preocupações do Google no desenvolvimento do browser foi a simplicidade, no sentido de ser fácil de usar e de ter uma interface discreta. As barras de pesquisa e endereço serão combinadas, por exemplo.
No Chrome, cada guia de navegação funcionará de modo independente. Assim, caso alguma guia falhe ou fique lenta, as outras não serão fechadas em decorrência disso.
"Apenas o início"
Os diretores ressaltaram que a versão beta que está sendo lançada é apenas o início, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo.
No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux, não disponíveis no momento.
Atualmente, segundo a agência Efe, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o Explorer. Em segundo aparece o Firefox, da Mozilla, com 20%.
O blog brasileiro do Google pode ser acessado em http://googlebrasilblog.blogspot.com.
Redação Terra
|
Reprodução
A versão beta do Google Chrome será lançada em 100 países
|
05h49 » Hacker teria invadido sistema do governo e exigido US$ 350 mil
20h03 » Estudo afirma que tecnologia não leva ao isolamento social
16h19 » Tribunal determina retirada de música dos Beatles de site