inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

VideoSurf inova a busca de vídeos na Internet

16 de setembro de 2008 16h23

Existem vários lugares para assistir a um vídeo online, mas ainda não há uma maneira fácil de encontrar um clipe específico sem ter que passar por um processo sofrível de tentativa e erro. Agora, um novo projeto liderado por um antigo engenheiro do Yahoo Inc. promete simplificar a busca de vídeos na Internet com uma tecnologia complexa, permitindo que computadores reconheçam imagens, como os rostos de atores, e as organizem em ordem alfabética cena por cena.

» Concurso de vídeo tem prêmio de US$10 mil
» Vídeo na web anuncia chegada de ETs em outubro
» Fox lança canal de vídeos passo-a-passo na web
» Site IMDB terá filmes e programas de TV de graça

"Acreditamos plenamente que este seja um avanço na busca e descoberta de vídeos na web," disse Lior Delgo, que deixou o Yahoo em 2006 para trabalhar no VideoSurf. Seu projeto anterior foi uma ferramenta de busca de viagens, a FareChase, que foi vendida ao Yahoo em 2004 por valor não divulgado.

A "visão de computador" do VideoSurf é bem diferente de outras ferramentas de busca de vídeos, como YouTube, Blinkx e EveryZing, que lêem os marcadores atrelados ao vídeo ou as transcrições das palavras faladas para catalogar os clipes. "Ensinamos os computadores a enxergar o que há dentro dos vídeos," Delgo disse.

A abordagem permite que o VideoSurf, que já catalogou milhões de clipes do YouTube, Hulu e outros populares sites de vídeo, detecte as pessoas que aparecem no vídeo, mesmo se seus nomes não forem atrelados a cada cena.

Por exemplo, a busca por Alec Baldwin pode produzir resultados contendo seu trabalho na série 30 Rock (Um Maluco na TV) bem como sua famosa fala sobre vendas no filme O Sucesso a Qualquer Preço.

Os clipes podem ser vistos no próprio site do VideoSurf, dando ao projeto, com sede em San Mateo, Califórnia, a chance de ganhar dinheiro com propaganda.

Por enquanto, Delgo e os outros 21 funcionários do VideoSurf tocam o negócio com os US$ 5,5 milhões recebidos de investidores que incluem Al Gore e Joel Hyatt, co-fundador da Current TV junto ao ex-vice-presidente americano.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.