inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Homem diz ser o terceiro co-fundador do Google

24 de setembro de 2008 18h56

Quando a companhia comemora seu décimo aniversário e se encontra em um de seus melhores momentos, um terceiro homem tenta reescrever a história do Google, garantindo ter sido um de seus fundadores.

» Site oferece US$ 10 mi a idéias para mudar o mundo
» Google completa 10 anos em setembro
» Co-fundador do Google tem grandes chances de ter Parkinson

Hubert Chang assegura ter colaborado com Larry Page e Sergey Brin através do professor Rajeev Motwani no desenvolvimento da família de algoritmos PageRank utilizado no motor de busca, no plano de negócios da companhia, no nome da empresa e nos esboços iniciais da arquitetura do sistema.

Então, por que motivo seu nome não aparece no documento original do PageRank? De acordo com Chang, ele decidiu continuar com seu doutorado e, ao terminar em 2002, estabeleceu contato com o Google, com a surpresa de que seu nome e trabalho haviam sido apagados "pelos manipuladores Larry e Sewrgey".

É provável que nunca se saiba exatamente o que aconteceu. Mas, se havia um terceiro colaborador nos tempos da fundação do Google e ele se afastou da companhia - talvez por não ver futuro naquilo -, parece ter cometido o maior erro de sua vida, diz a agência de notícias chinesa Xinhua.

Terra Chile