inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Roupas inteligentes tocam e recarregam iPod

03 de outubro de 2008 11h54 atualizado às 14h02

Está cansado de ver a bateria de seu celular acabar e ter que encontrar uma tomada para recarregar seu telefone ou iPod? Uma estilista argentina pode ter a solução: um casaco atemporal com painel solar embutido.

» Tênis inteligente se comunica com PC
» Novo sensor é caminho para sutiã inteligente
» Pneus inteligentes alertam sobre furo
» Chat: tecle sobre a notícia

A linha de roupas "inteligentes" criada por Julieta Gayoso reconhece a presença constante da tecnologia no mundo moderno e a irritação causada pelo esgotamento de baterias. "Hoje em dia a tecnologia está cada vez mais móvel. Ela proporciona a liberdade das conexões sem fio, mas, quando as baterias se esgotam, você tem que recarregá-las em rede elétrica. Esta é uma maneira de ter uma fonte de energia também móvel, sem falar que é limpa", disse Gayoso, de 36 anos, à Reuters Television.

Isso é o que faz o inovador casaco com painel solar criado pela estilista. Um cabo vai do painel solar até uma bateria no bolso interno, onde até oito aparelhos eletrônicos podem ser recarregados ao mesmo tempo, sempre que houver sol.

E isso não é tudo que Gayoso criou. Sua linha de roupas Indarra.dtx (www.indarradtx.com) inclui calças, jaquetas e camisas (como a da foto ao lado) com artefatos de controle sem fio com o qual o usuário pode pular de uma canção a outra ou mudar o volume de seus tocadores de MP3 guardados em uma mochila.

Pode soar como algo apenas para nerds, mas suas roupas não são criações futuristas. Elas seguem um estilo propositalmente clássico - peças de roupa utilitárias, feitas para serem usadas por muito tempo. "Focamos produtos que não são sazonais, que podem ser usados no inverno ou no verão", disse ela. "É um estilo clássico. As calças não são nem muito apertadas, nem muito baggy, de modo que você pode continuar a usá-las por anos."

Gayoso começou a trabalhar no projeto no final de 2006 e lançou sua primeira linha de roupas no início deste ano. Agora, a estilista está trabalhando em uma segunda coleção e, a partir de 2009, espera exportar suas criações.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.