inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Festival exibe tecnologias para um futuro próximo

05 de outubro de 2008 21h08

Anualmente, a revista Wired realiza o NextFest, um festival que apresenta inovações com potencial para transformar o mundo. Nesta quinta edição do evento, realizado em Chicago, estão sendo exibidos, até o próximo dia 12, quase 50 criações 'visionárias' em diferentes áreas que vão do design à robótica, passando por segurança, transporte, comunicação, jogos e mais.

» Fotos: veja mais criações
» Novo papel apaga impressão para ser reutilizado
» Cientistas alcançam o gigapixel em fotos
» Carro voador pode chegar em 2009

Chama a atenção a Hoverit Lounger, uma cadeira que utiliza a força magnética e como que flutua no chão - seu criador diz que, graças ao magnetismo, ela pode beneficiar quem tem problemas musculares como lombalgias e dor de cabeça.

Também chama a atenção o veículo mostrado pela HumanCar, que radicaliza na proposta ecológica: não usa combústivel fóssil e sim uma combinação da força humana e - quando é preciso - eletricidade.

Algumas das atrações mostradas já são conhecidas, como os carros futuristas da Toyota i-Real e i-Swing. Estão expostos, também, além de outros carros avançados, um robô-ovelha cortador de grama; um sistema que, mediante a interação de celulares com uma cortina de LEDs permite criar desenhos; células solares ultra-eficientes que têm capacidade muito maior de armazenar energia e um papel especial que apaga o que for impresso nele em até 24 horas para que possa ser reutilizado, entre outras criações.

Cabe destacar ainda o Immersa-Dome, anunciado como o primeiro sistema de realidade virtual baseado em projeção multisensorial do mundo. Desenvolvido pela empresa Aardvarck, ele permite ao usuário, sentado na confortável cadeira e com a cabeça dentro do domo, curtir uma aventura virtual sem sequer precisar tocar os controles. Saiba mais sobre o evento no endereço www.wirednextfest.com/

Redação Terra