inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Chip permitirá controlar filhos jovens ao volante

06 de outubro de 2008 15h50

Os pais que se preocupam com o "pé pesado" de seus filhos jovens quando eles dirigem poderão contar com uma nova solução tecnológica a partir do próximo ano.

» Celular vai abrir porta e dar partida em carro
» Japão quer limitar uso de celular entre jovens
» Empresa desenvolve carro à prova de batidas
» Fórum: opine sobre o recurso MyKey

A Ford pretende usar em vários de seus modelos 2010, nos Estados Unidos, um chip implantado na chave do carro que limita a velocidade do veículo a cerca de 120 quilômetros por hora.

A chave também poderá ser programada para controlar o volume do sistema de áudio e emitir sons de alerta se o motorista não estiver usando o cinto de segurança.

O recurso, chamado de "MyKey", virá incluído em um número ainda não especificado de modelos 2010 da Ford, a partir da metade de 2009. A idéia, segundo a AP, é que mais modelos incorporem o recurso com o tempo.

A velocidade máxima determinada pelo chip é maior do que o limite na maioria dos estados norte-americanos, para deixar uma margem em caso de alguma situação emergencial, segundo a Ford. Há uma opção, no entanto, de programar o sistema para soar um apito quando a velocidade exceder determinados limites.

Em uma pesquisa encomendada pela Ford sobre a aceitação do recurso, 75% dos pais disseram gostar da idéia de limitar a velocidade do carro quando os filhos dirigem, enquanto 67% dos jovens entrevistados foram contra.

Redação Terra