
Atualizada às 19h10 O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou nesta segunda-feira uma lei que vai endurecer as penalidades nos casos de pirataria de música e filmes em nível federal.
A lei cria um "czar" de propriedade intelectual que vai se reportar diretamente ao presidente para melhor proteger os diretos autorais tanto doméstica quanto internacionalmente.
O Departamento de Justiça foi contrário à criação desse cargo porque acredita que o posto poderia questionar sua autoridade. A lei também endurece a legislação criminal contra pirataria e falsificações.
As entidades Recording Industry Association of America (Riaa) e Motion Picture Association of America (MPAA) apoiaram a lei, assim como a Câmara de Comércio dos Estados Unidos.
Falsificações e pirataria custam aos Estados Unidos perto de US$ 250 bilhões anualmente, segundo dados da Câmara de Comércio.
Reuters
13h20 » Piratas somalis seqüestram navio-pesqueiro no Índico
13h19 » Levar PC de casa para trabalho é nova tendência, diz Gartner