inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Infraero: 12 aeroportos terão web sem fio gratuita

15 de outubro de 2008 00h38 atualizado às 13h12

A Infraero anunciou que, a partir de dezembro, 12 aeroportos ofercerão acesso gratuito à Internet em todas as áreas, inclusive nas salas de embarque. Inicialmente, a implantação de infra-estrutura de rede wireless atenderá à demanda dos passageiros que passarem por Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Confins (MG), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba (PR) e Belém (PA).

» vc repórter: mande fotos e notícias

Para a instalação do serviço nesses aeroportos, a Infraero investirá cerca de R$ 1,1 milhão. Segundo a área de Tecnologia da Informação da Infraero, a empresa também está capacitada a atender a pessoas jurídicas (companhias aéreas, empresas comerciais, lojas, despachantes, etc.) com o fornecimento de rede local (LAN). A previsão é que a instalação da rede sem fio seja feita nos 67 aeroportos que a Infraero administra. Ainda em 2009, mais 20 aeroportos contarão com o serviço.

Na opinião do presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, os usuários serão os maiores beneficiados. "Os aeroportos já se preparam para a alta estação e, sem dúvida, este é um dos serviços que facilita a vida de quem estiver embarcando, fazendo conexões ou simplesmente transitando pelos nossos aeroportos", disse.

De acordo com a Infraero, o sistema tem a capacidade de detectar pontos de acesso intrusos, anulando-os e controlando as potências irradiadas dos pontos autorizados para que não interfiram uns nos outros. Também permitirá o controle de bens patrimoniais (bagagens e outros) com etiquetas inteligentes via rede (RFID) - método de identificação automática por meio de sinais de rádio. Cada aeroporto terá uma antena com capacidade para até 45 operadoras.

Redação Terra