inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Software transforma iPhone em ocarina estilo Zelda

07 de novembro de 2008 16h08 atualizado às 16h17

Um novo software para iPhone promete transformar o smartphone da Apple numa ocarina. Com custo de apenas um dólar, o programa tem potencial para transformar o aparelho em um instrumento musical sério, superando o status de "brinquedo sonoro".

» Estudantes criam iBand e fazem música com iPhones
» Quase 2 mil jogos já foram criados para o iPhone
» Fórum: opine sobre aplicativos para iPhone

No mundo real, uma ocarina é um instrumento de sopro com furos no topo que produz um som bastante doce e delicado. Abrindo e fechando os furos e soprando na extremidade apropriada, o músico pode fazer soar a nota na escala em que a ocarina foi afinada.

Tentando cloná-la, o software Ocarina para iPhone tem operação muito parecida, mas no lugar dos furos faz uso da tela sensível ao toque do aparelho. Para tocar a "iCarina", basta soprar no microfone e tapar ou abrir os buracos, ou melhor, as imagens circulares na tela. Assim como numa ocarina real, o programa permite que o iPhone seja golpeado e chacoalhado para criar efeitos de vibrato e modulação, abrindo um leque ainda maior de sons.

Outra funcionalidade interessante é a conexão a uma rede social, onde se pode ouvir performances de outros usuários ou enviar sua própria música para a grande platéia global. Um vídeo demonstrativo, em que se executa a introdução de Stairway to Heaven, da banda Led Zeppelin, pode ser assistido no endereço tinyurl.com/5j63ek.

O criador do Ocarina para iPhone, o professor de Stanford Dr. Ge Wang, tem uma empresa, a Smule, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo - que é considerado o primeiro software de instrumento de sopro para iPhone. Wang é também diretor da Stanford Laptop Orchestra e autor da linguagem de programação em áudio chamada Chuck. Lonnie Lazar, do site Cult of Mac, acredita que se as coisas continuarem assim, em breve haverá uma iPhone Philharmonic Orchestra, e que músicas feitas em iPhones poderão ter sua própria categoria no prêmio Grammy.

É impossível não associar o Ocarina para iPhone com o mítico instrumento de mesmo nome do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, do console Nintendo 64. No jogo, o personagem Link precisa tocar sua ocarina para abrir portais e pedir ajuda às fadas. Cada portal precisa de uma melodia diferente para ser aberto, e essas melodias são aprendidas ao longo das diversas partes do jogo.

O software está disponível na loja online do iTunes pelo atalho tinyurl.com/6ykbn6. É necessário ter o iTunes instalado no computador para acessar a loja. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial do programa em ocarina.smule.com.

Magnet
Magnet