inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Banco apresenta 'agência do futuro' em São Paulo

13 de novembro de 2008 09h05

Imagine poder fazer as transações bancárias por comando de voz. Você fala o que precisa e o caixa eletrônico realiza. Conversar com o gerente do Banco por videoconferência usando o telefone celular. Você pode encontrá-lo onde quer que ele esteja. Imagine poder fazer operações pelo aparelho de TV ou pelo videogame.

» Pirâmide de vidro pode abrigar cidade do futuro
» Viatura policial do futuro é mostrada em SP
» Festival exibe tecnologias para um futuro próximo
» Philips registra patente de vitrine do futuro

Essas são algumas das inovações que podem ser vistas no Espaço Tecnologia do Futuro do Banco do Brasil, aberto para visitação pública, na capital paulista. A iniciativa é uma das ações para comemorar os 200 anos de existência da instituição financeira.

Logo na entrada do Espaço Tecnológico foi montada uma tela de 80 polegadas. Nela são exibidos mapas interativos baseados no Microsoft Silverlight ¿ tecnologia que proporciona experiências de interação. Os mapas permitem passear por um ambiente virtual e, com gestos e toques, o cliente toma conhecimento das novidades.

Os visitantes, clientes ou não do Banco do Brasil, vão ver duas novas formas de interatividade em auto-atendimento. A primeira delas é uma evolução dos atuais modelos de caixas eletrônicos, com telas sensíveis ao toque.

Com esses recursos, o cliente pode usar barras deslizantes (como as da lateral dos navegadores) para facilitar, por exemplo, a simulação de um financiamento. A tecnologia permite acompanhar, de forma instantânea, o salto no valor das prestações ao se reduzir o número de parcelas.

A segunda forma de interatividade é o terminal de auto-atendimento com tela 360º. Um carrossel de três dimensões apresenta para o cliente todas as transações bancárias disponíveis. A partir dele é possível, por exemplo, folhear as páginas do extrato tal e qual acontece na leitura de uma revista.

A tecnologia também permite fazer uma simulação de financiamento no terminal 360º. Ela explora o serviço de mapas da Microsoft, o Windows Live Search Maps para procurar imóveis de construtoras ou corretoras e/ou carros de concessionárias ou revendas pré-cadastradas.

"O que estamos fazendo é aproveitar nossos investimentos em prospecção de novas tecnologias para antecipar aos clientes todas as facilidades que o universo da tecnologia da informação irá nos trazer", explica o vice-presidente de Tecnologia e Logística do BB, José Luís Prola Salinas.

O Espaço Tecnologias do Futuro fica na agência do Banco do Brasil na Av. Paulista, nº 2.300 (altura da R. Haddock Lobo). A exposição fica aberta ao público até o dia 12 de dezembro e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. No fim-de-semana, o horário de visitação é das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

Convergência Digital
Convergência Digital