inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Novo sistema operacional funciona "em nuvem"

03 de dezembro de 2008 10h59 atualizado às 11h09

Os programadores da Good OS, que em 2007 anunciaram o gOS, sistema operacional baseado em Linux, aproveitaram a convenção Netbook World Summit, que aconteceu em Paris nesta semana, para anunciar o Cloud OS.

» Cloud computing: a web vira extensão do seu HD
» "Computação em nuvem" gera batalha de marcas na web
» Desponta uma nova era para software, diz CEO da Microsoft
» Lançada nova versão de sistema operacional livre

Segundo o site Webware, o Cloud OS é um pequeno sistema de cloud computing que oferece um navegador e funções integradas sobre um núcleo do Linux que pode ser inicializado em questão de segundos.

Ao que parece, o sistema utiliza o navegador da Google, Chrome, e traz uma barra de aplicações extremamente semelhante à existente no sistema Mac OS X, da Apple, com acesso direto a aplicações como Skype, YouTube, Google Docs e Blogger, entre outras.

A idéia, neste ponto, não é que o Cloud OS substitua os atuais sistemas operacionais, mas sim que possam ser usados alternativamente, como um modo mais rápido de acessar algumas funções comuns. Um atalho na barra permite trocar automaticamente para o Windows ou Linux, noticiou o site The Register.

A Good OS afirmou que o Cloud OS pode ser instalado em uma partição num disco rígido ou SSD, ou ainda em um chip integrado à própria placa-mãe do dispositivo. A companhia já está licenciando o Cloud e personalizará o sistema de acordo com os pedidos recebidos das fabricantes.

Netbooks com o sistema serão apresentados na próxima CES, agendada para os dias 8 a 11 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos.

Magnet
Magnet