inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Novo domínio da web funciona como "agenda telefônica"

03 de dezembro de 2008 12h26 atualizado às 12h33

Empresas e organizações de todo o mundo podem registrar, a partir desta quarta-feira, endereços com o domínio .tel. O novo domínio pretende formar uma espécie de agenda mundial "em nuvem", acessível por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet, para centralizar e publicar contatos e informações das companhias ou indíviduos detentoras do endereço.

» "Computação em nuvem" gera batalha de marcas na web
» Comitê Gestor autoriza uso de ".com.br" por pessoa física
» Bancos ganham domínio exclusivo "b.br"
» Domínio pizza.com é vendido por R$ 4,45 milhões

O objetivo do .tel é indicar mais do que um website, reunindo números de telefone, endereços de e-mail, dados de GPS e links para outros sites, como redes sociais, por exemplo. Informações mais particulares poderão ser disponibilizadas apenas para pessoas autorizadas.

Todas essas informações serão armazenadas diretamente no DNS (Domain Name System), e não em um servidor, informou o jornal norte-americano The New York Times. Assim, toda vez que algum contato for atualizado, as pessoas que têm aqueles dados armazenados nas agendas de seus celulares, por exemplo, receberão a atualização automaticamente.

O domínio também permite o registro de palavras-chave para facilitar que o endereço seja encontrado por mecanismos de busca na web, segundo a BBC.

Detentores de marcas comerciais podem registrar um domínio .tel até o próximo dia 2 de fevereiro, por meio de organizações credenciadas pela ICANN. Depois desse prazo, o domínio estará disponível para o público em geral. Maiores informações podem ser obtidas pelo site da Telnic, empresa responsável pelo .tel: www.telnic.org (em inglês).

Redação Terra