Tecnologia

 
 

Tecnologia » Tecnologia

 Mouse completa 40 anos nesta terça
09 de dezembro de 2008 14h43 atualizado às 17h01

Um protótipo de madeira foi o primeiro mouse, apresentado em 1968. Foto: Reprodução

Um protótipo de madeira foi o primeiro mouse, apresentado em 1968
Foto: Reprodução

Uma apresentação durante uma conferência em San Francisco, há exatos 40 anos, trouxe pela primeira vez ao público um dispositivo que mudaria a relação das pessoas com os computadores. O mouse levou mais de uma década para chegar ao mercado depois disso, mas conquistou um espaço importante na história da computação pessoal.

» Veja fotos da história do mouse
» Veja fotos de 10 mouses esquisitos
» Perto de se aposentar, mouse faz 40 anos
» Mouse está com os dias contados, dizem especialistas
» Fórum: opine sobre a aposentadoria do mouse

A apresentação em 9 de dezembro de 1968 foi conduzida por Douglas Engelbart, que liderava uma equipe de jovens pesquisadores na Universidade de Stanford - com a qual vinha desenvolvendo o mouse desde 1962. Cerca de mil pessoas estavam na platéia.

Apesar de todo o sucesso do mouse no passado, especialistas não têm previsões muito otimistas para ele. O fim do mouse, provocado principalmente pelo avanço de novas tecnologias como as telas de toque, parece estar bem próximo.

Redação Terra