inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Pai da web abrirá a Campus Party Brasil 2009

15 de dezembro de 2008 16h19 atualizado em 14 de janeiro de 2009 às 18h38

Tim Berners-Lee também esteve na Campus Party realizada em Valência, na Espanha, em julho deste ano. Foto: AFP

Tim Berners-Lee também esteve na Campus Party realizada em Valência, na Espanha, em julho deste ano
Foto: AFP

Timothy Berners-Lee, criador da World Wide Web (www) estará pela primeira vez em um evento oficial no Brasil. Ele será a grande estrela da abertura do maior evento mundial de Internet, tecnologia e cultura digital, que será realizado em São Paulo, de 19 a 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes.

» Veja as fotos da 1ª edição no Brasil
"Pai" da web abre Campus Party na Espanha
» Campus Party volta ao Brasil em 2009

A participação de Sir Berners-Lee, também inclui uma conferência sobre liberdade e o futuro da rede e a Web semântica (3.0), no dia 20 de janeiro às 19h. Ele lidera hoje o consórcio W3C, que define padrões da rede, e lidera os debates sobre a Web semântica, uma extensão da Internet atual que poderá permitir o trabalho em cooperação entre humanos e computadores.

Para o diretor-geral do evento, Marcelo Branco, será "uma ótima oportunidade para a sociedade brasileira ouvir a opinião de uma das maiores expressões da Internet mundial". Berners-Lee estará no País no momento em que se discute a regulamentação da política contra crimes eletrônicos, conforme projeto de lei que tramita na Cãmara dos Deputados, de autoria do senador Eduardo Azeredo. "Da forma como está redigido, o projeto de lei ameaça direitos fundamentais e traz regras que criminalizam o acesso legítimo a conteúdos digitais", diz Branco.

Gênio vivo
Berners-Lee integra a lista dos cem gênios vivos do mundo, segundo o jornal britânico Telegraph, como criador de algumas das utilidades fundamentais para o funcionamento da web, como o HTML, o HTTP e o sistema de localização de objetos na rede, o URL.

Redação Terra