inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

NY: virada do ano terá luminoso movido a pedaladas

27 de dezembro de 2008 14h20 atualizado às 14h24

Bicicletas estão disponíveis para todos os visitantes do lounge na Times Square. Foto: Carolina Frederico/Especial para Terra

Bicicletas estão disponíveis para todos os visitantes do lounge na Times Square
Foto: Carolina Frederico/Especial para Terra

Durante todo o mês de dezembro em Manhattan, centro de Nova York, tem uma das atividades turísticas mais intensas do ano. Como uma forma de incentivar o uso de energia alternativa e a participação efetiva de moradores e visitantes na próxima celebração de Ano-Novo, a Duracell criou o Power Lodge. Trata-se de um espaço onde as pessoas podem se esconder do frio e, mais do que isso, ajudar a produzir energia para o luminoso com os dizeres "2009" na virada do ano. Basta pedalar em alguma das bicicletas disponíveis para gerar a energia.

» Vídeo: Gisele Bündchen pedala para iluminar Ano-Novo
» Fotos: NY pedala para ter energia na virada
» Pedestres geram energia para luzes de Natal em Tóquio

De acordo com a Duracell, são necessárias mais de 200 horas de pedaladas para manter as luzes acesas por 15 minutos. O lounge da empresa, que permanecerá aberto até a tarde do dia 31, tem recebido a visita de entre 4 mil e 5 mil pessoas todos os dias. O período estimado para produzir a energia necessária é de sete a dez dias. O excedente é dispensado em forma de calor.

No lounge, além de pedalar para colaborar com o espetáculo de fim de ano, os visitantes também podem recarregar seus celulares, iPods, câmeras e outros dispositivos, assim como brincar com jogos interativos e participar de um jogo de perguntas e respostas tratando principalmente de cuidados com o meio ambiente, que aparecem na TV.

O estande "energético" da Duracell é uma realização da empresa em parceria com o Charmin Restrooms, que está oferecendo acesso a banheiros para turistas e moradores que visitam a Times Square até as 2h do primeiro dia de 2009.

Especial para Terra