Campus Party Brasil 2009

› Tecnologia › Campus Party Brasil 2009

Campus Party Brasil 2009

Domingo, 25 de janeiro de 2009, 11h20 Atualizada às 17h01

Campus Party destaca o internauta brasileiro

O Brasil reconfirmou seu status de 'País da internet' com o encerramento da Campus Party, reunião anual de consumidores e produtores de tecnologia e do mundo virtual sediada até este domingo em São Paulo. Desde o dia 19 de janeiro, o Centro de Exposições Imigrantes serviu de "casa" para 2,9 mil internautas acampados e 6,6 mil participantes de discussões e atividades ligadas à rede mundial de computadores e suas inovações tecnológicas.

» Veja fotos da Campus Party Brasil
» Campuseiros avaliam as duas edições da Campus Party Brasil
» Shows e festas na Campus Party dividem opiniões
» Fórum: opine sobre a Campus Party Brasil

Na segunda edição brasileira do evento, a arena de programações ofereceu 700 atividades divididas entre palestras, oficinas, conferências, debates e exposições de equipamentos e tecnologias.

Segundo Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil, o evento destacou o potencial do Brasil na internet. "Nós formamos uma Espanha inteira conectada. Somos mais de 40 milhões de brasileiros navegando na internet, e não apenas para consumir informação e tecnologia, mas também estamos entre os maiores produtores de conteúdo e ferramentas virtuais", reforçou.

Para poder mostrar todas as novidades da Campus Party Brasil e também dar condições para interatividade com as inovações trazidas pelos participantes, a organização do evento dobrou para 10 gigabytes por segundo a velocidade de contectividade à internet, a maior banda já disponibilizada.

"A intenção era dar a melhor estrutura possível para o compartilhamento de informações entre os visitantes, pois esta é uma das razões de a Campus Party acontecer, a interação", ressaltou Branco, citando uma das iniciativas de maior destaque desta edição.

A presença das principais redes sociais e comunidades de internet é outro ponto forte destacado por Branco. "A participação cada vez maior de grupos de discussão e produção de conteúdo na rede virtual, como empresários de lan houses e promotores de meta-reciclagem, que discutem ações sobre solucionar o lixo eletrônico, também deixa evidente o comprometimento do internauta brasileiro", frisou o diretor-geral do evento.

Ainda sem data definida, mas confirmada para 2010, a terceira edição da Campus Party no Brasil deverá trazer mudanças na área de sonorização, acústica e credenciamento, pontos que Branco pretende melhorar. "Como o evento cresceu muito de um ano para outro - com maior volume de palestras, algumas simultâneas, e um público muito maior - na próxima reunião teremos de rever esses pontos, além de sempre aprimorar o atendimento às novas tecnologias que surgirão", aponta.

"A Campus Party indica qual será a tendência futura dos usuários da internet. O brasileiro é muito interativo, mas também constrói e desenvolve tecnologias na rede brasileira. Por uma semana, criamos aqui um espaço de inteligência e mostramos que a internet veio buscar conteúdo na Campus Party Brasil, e não apenas a Campus Party Brasil veio buscar isso na internet", conclui.

Redação Terra

Fabricio Calado Moreira/Terra
Evento foi por uma semana a 'casa' de campuseiros como Guilherme Alves, dispostos a trocar idéias e experiências
Evento foi por uma semana a 'casa' de campuseiros como Guilherme Alves, dispostos a trocar idéias e experiências

Busque outras notícias no Terra