inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Nova ferramenta permite localizar amigos pelo celular

04 de fevereiro de 2009 09h26 atualizado às 10h07

Também é possível fazer contato por SMS, mensagens instantâneas ou e-mail.. Foto: Divulgação

Também é possível fazer contato por SMS, mensagens instantâneas ou e-mail.
Foto: Divulgação

Um novo recurso do serviço de mapas do Google para celulares promete localizar pessoas com a mesma facilidade com que se realiza buscas na internet. A ferramenta Latitude, que também pode ser adicionada à página pessoal do usuário no Google (iGoogle), permite acompanhar a localização aproximada de amigos e familiares que tenham optado por dividir essa informação com outra pessoa.

» Relógio GPS para crianças será mostrado na CES 2009
» Lingerie com GPS é apresentada em São Paulo
» Rastreadores hi-tech localizam aventureiros
» Aplicativo em celular alerta para engarrafamentos

Além de ver a localização de outra pessoa no mapa, é possível entrar em contato com ela por SMS, mensagens instantâneas ou e-mail.

O Google diz ter se preocupado em usar diversos filtros de privacidade no aplicativo, e cada função pode ser selecionada ou desativada pelo usuário. É possível controlar quem vê sua localização e também qual localização pode ser vista. Se o usuário estiver em Porto Seguro, por exemplo, pode ajustar manualmente sua lozalização para qualquer outro lugar, como São Paulo.

O recurso Latitude já está disponível em 27 países, incluindo o Brasil, e em 42 idiomas, incluindo o português.

Para baixar a versão do Google Maps com a nova ferramenta, basta acessar www.google.com/latitude pelo navegador de seu celular. O Google Latitude está disponível para Blackberry, S60 e Windows Mobile - e em breve, diz a companhia, também para o sistema Android. Uma versão para iPhone também está prevista. Na mesma página é possível baixar o gadget Latitude para o iGoogle, para ser usado em PCs.

Em 2005, o Google comprou, mas acabou fechando, um serviço de localização que usava mensagens de texto para avisar usuários de celulares sobre a proximidade de amigos, afirmou a agência Reuters.

Redação Terra