inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

TVs em forma de lentes de contato podem chegar em 10 anos

09 de fevereiro de 2009 10h05 atualizado às 10h28

A constante miniaturização da tecnologia pode levar, dentro de apenas dez anos, à produção de aparelhos de TV em forma de lentes de contato, acreditam especialistas. O dispositivo funcionaria com energia gerada pelo calor do corpo, e o usuário trocaria de canal por comandos de voz ou movimentos com a mão, afirma o "futurologista" Ian Pearson. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

» CES mostra que TVs com acesso à web estão próximas
» TV 3D deve chegar às lojas em 2009
» Motorola mostra TV móvel com tela de toque em SP
» Fórum: opine sobre TVs em forma de lentes de contato

Em um relatório sobre o futuro do entretenimento doméstico, Pearson diz que as lentes garantiriam a privacidade do espectador, já que outras pessoas não saberiam a qual programa estaria assistindo.

O futuro também pode incluir tatuagens que permitem que o espectador sinta as emoções dos atores na tela, diz Pearson, que presta consultoria a empresas de tecnologia. As tatuagens digitais criariam impulsos que fariam o usuário sentir as mesmas emoções vistas na TV.

O relatório diz que "poderemos chegar ao ponto de poder imergir em um jogo de futebol, sentindo como se estivéssemos correndo lado a lado de nosso jogador preferido," noticiou o jornal britânico Telegraph.

Miriam Rayman, da empresa de consultoria Future Laboratory, afirma que essas tecnologias podem parecer muito longe da realidade, mas que cientistas já têm grande parte do conhecimento necessário para desenvolvê-las. "A tecnologia está ficando cada vez menor e as pessoas estão tentando descobrir como torná-la mais imersível. O objetivo é trazê-la para cada vez mais perto do olho", disse ao Daily Mail.

Redação Terra