Tecnologia

 
 

Tecnologia » Tecnologia

 "Oscar do Twitter" premia Nasa por mensagens de Marte
12 de fevereiro de 2009 15h24 atualizado às 15h50

A Nasa recebeu na noite de quarta-feira, em Nova York, o prêmio Shorty 2008, destinado aos melhores produtores de conteúdo do Twitter. A conta Mars Phoenix, que publicava notícias sobre a expedição da Nasa ao planeta Marte, foi escolhida por internautas como a melhor da categoria Ciência.

» Ranking mostra 50 celebridades mais lidas no Twitter
» Saiba o que fazer para ter mais seguidores no Twitter
» Twitter tem seu valor estimado em US$ 250 milhões
» Nasa anuncia fim da missão da Phoenix em Marte

O usuário Mars Phoenix publicou mais de 600 tweets durante os 152 dias que durou a exploração da região polar do norte de Marte. Mesmo após o término da missão, em dezembro, a conta continuou ativa e tem sido usada para divulgar resultados e novidades. Mais de 40 mil usuários acompanham as atualizações.

"Criamos a conta em maio do ano passado para trazer notícias da missão em tempo quase real ao público", disse Veronica McGregor, coordenadora de comunicação do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e responsável pelas atualizações. "O retorno foi incrível. Em muito pouco tempo, o que era apenas uma forma de divulgar notícias acabou se tornando um modo de interagir com o público e responder suas dúvidas sobre a exploração do espaço."

Na primeira edição do "Oscar do Twitter", internautas puderam votar em 26 categorias oficiais - incluindo Ciência, Notícias e Humor - e em mais de 1,5 mil categorias criadas por usuários. Foram cerca de 50 mil votos desde dezembro, segundo o jornal The New York Times.

A cerimônia de premiação contou com a participação de "tweeters" famosos, como o rapper MC Hammer, e teve uma tela no fundo do palco que mostrava em tempo real os comentários sobre a festa. O discurso de agradecimento de cada ganhador deveria ter, no máximo, 140 caracteres - como cada postagem do Twitter.

O Shorty Awards foi organizado pela empresa americana de internet Sawhorse Media, e não tem nenhum vínculo oficial com o Twitter.

Redação Terra