Tecnologia

 
 

Tecnologia » Tecnologia

 Ataque de 1º de abril do Conficker ainda não foi detectado
01 de abril de 2009 09h20 atualizado às 09h27

Um possível ataque do poderoso vírus Conficker, previsto por especialistas em segurança computacional para esta quarta-feira, 1o de abril, parece não ter se concretizado até o momento, segundo informações da imprensa mundial. O ataque poderia atingir milhões de computadores em todo o mundo, dando aos hackers que o controlam acesso irrestrito a informações como senhas e dados bancários dos usuários atingidos.

» Como o Conficker pode atacar milhões de PCs em 1º de abril
» Supervírus pode atacar em 1º de abril, dizem especialistas
» Especialistas se unem em caçada extraordinária ao Conficker
» Empresa oferece recompensa contra vírus de 1º de abril

Segundo a BBC, a maioria dos computadores infectados pelo malware estão na Ásia, onde não houve relatos de comportamento incomum em PCs. Especialistas garantem que continuarão atentos para qualquer anormalidade. "Vamos continuar monitorando até o dia 2 de abril, quando as pessoas já terão deixado de prestar atenção nisso", disse à BBC Vincent Weafer, da empresa de segurança Symantec.

Segundo Weafer, esse tipo de worm costuma agir de forma lenta e discreta, e por isso exige atenção especial.

O especialista Chris Pirillo disse à CNN que pode levar mais de uma semana para que o impacto de um ataque seja percebido - e acredita que o ataque irá acontecer.

O Conficker é extremamente sofisticado e flexível, e já infectou milhões de computadores em todo o mundo.

Redação Terra