inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Leitor de mente envia mensagens pelo Twitter

24 de abril de 2009 08h23 atualizado às 09h55

Captando ondas cerebrais, o computador identifica a letra pensada e redige no Twitter. Foto: Universidade de Wisconsin/Reprodução

Captando ondas cerebrais, o computador identifica a letra pensada e redige no Twitter
Foto: Universidade de Wisconsin/Reprodução

Um estudante americano criou um aparelho que permite mandar mensagens através de ondas cerebrais que são convertidas em letras e publicadas no Twitter em forma de texto. O equipamento é ligado a um programa de computador traduz os caracteres do texto que o internauta pretende divulgar na rede social. As informações são do site Live Science.

Tudo o que o estudante de engenharia biomédica da Universidade de Wisconsin-Madison, Adam Wilson, faz com a touca com eletrodos que ele veste em sua cabeça é pensar no que quer dizer para ver a mensagem sendo digitada eletronicamente no seu PC.

» Capacete permite dirigir por impulsos cerebrais
» Ashton Kutcher vence aposta e se torna o nº 1 do Twitter
» Saiba mais sobre o Twitter

A invenção foi desenvolvida no início deste mês, quando Adam conseguiu publicar um texto de 23 caracteres sem utilizar o teclado para digitá-los e enviá-los ao Twitter. O leitor automático funciona com um sensor que "lê" letras mostradas na tela do computador, piscando-as alternadamente e passando cada uma das vogais e consoantes do alfabeto para a escolha do internauta.

Quando o usuário pensa em uma letra, as ondas cerebrais enviam um sinal para que o computador reconheça e selecione a letra desejada, formando assim a palavra da mensagem que pretende mandar. "Ei, escolha esta letra", pensa Adam, concentrando-se na letra que quer selecionar, e assim a mesangem é redigida sem qualquer toque nos teclados. Embora o processo seja lento, ele garante que funciona e é indicado para enviar mensagens curtas.

Redação Terra