inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Vídeos de misses respondendo bobagens viram hit na web

15 de maio de 2009 15h05 atualizado às 16h59

Panamenha virou hit no YouTube após dizer que Confúcio é um dos inventores da confusão. Foto: YouTube/Reprodução

Panamenha virou hit no YouTube após dizer que Confúcio é "um dos inventores da confusão"
Foto: YouTube/Reprodução

O estereótipo da mulher bonita mas limitada intelectualmente rende um dos mais recentes sucessos de exibição de vídeos na internet. Uma das últimas imagens das rainhas da beleza e da gafe é de Giosue Cozzarelli, que causou furor na web após ter publicado no YouTube um vídeo em que discorre sobre o pensador Confúcio, "um dos inventores da confusão", segundo ela.

» Anúncio com "dança de sobrancelhas" é sucesso na web
» Vídeo de menino dopado pelo dentista é sucesso na web
» Vídeo sobre software da Microsoft é sucesso por ser muito ruim

No vídeo da participante do concurso "Realmente Bela 2009", do Panamá, a jovem Giosue não titubeou ao ser questionada sobre Confúcio durante as perguntas feitas pelos jurados para avaliar a cultura geral das candidatas. Foi pedido a ela que comentasse a frase de Confúcio: "Leitura sem meditação é uma ocupação inútil. A resposta da beldade foi: "Confúcio foi um dos que inventaram a confusão, um chinês, quer dizer, japonês, muito velho. Obrigada".

O vídeo foi assistido pelo mundo inteiro no Youtube, em duas semanas foi visto por mais de um milhão de pessoas e rendeu cerca de 40 mil comentários. Mas não foi o único a conseguir alta audiência no site de vídeos. Em 2007, uma das participantes do "Miss Teen Estados Unidos" foi questionada sobre "por que um quinto dos americanos não consegue identificar o seu país no mapa". E a resposta também virou febre na web.

Ao responder, a candidata do Estado da Carolina do Sul, Lauren Caitlin Upton, citou coisas sobre a África do Sul e o Iraque, que nada tinham a ver com o assunto, e disse ainda que os americanos não tinham mapas, e seguiu falando coisas completamente sem sentido. O vídeo também foi visto por milhões de pessoas e teve ainda versão traduzida para várias línguas.

A internet dispõe de infindáveis exemplos de vídeos desse tipo, em tom humorístico, mas que têm apenas um objetivo: entreter. "As pessoas sempre se divertem quando um estranho diz algo ridículo. No caso específico das rainhas da beleza, se torna ainda mais divertido, pois confirma o estereótipo da mulher bonita e burra", declarou a internauta Sarah Castro.

Paradoxalmente à gafe, a repercussão mundial das respostas bobas das belas pode render lucros, catapultar a imagem e reforçar a populariadade delas. Exemplo disso ocorreu com a panamenha Giosue: por causa do seu comentário, a jovem batizada de "Miss Confusão" pretende lançar uma linha de roupas chamada Confúcio.

Redação Terra