inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

São Paulo terá fotos de ruas no Google Maps

30 de junho de 2009 10h40 atualizado às 11h13

A operação brasileira do Google acertou uma parceria com a Fiat do Brasil para oferta do serviço de mapas "Vista da Rua" em São Paulo. O anúncio será feito nesta quinta-feira pelos presidentes de ambas as companhias.

» Câmera do Google flagra ladrões na Holanda
» Britânicos exigem retirada de imagens do Google Maps
» Carro do Google Maps atropela veado e publica imagem

Segundo uma fonte próxima do assunto, a Fiat vai patrocinar o serviço do Google que permite ao internauta ter imagens da cidade no nível das ruas.

Os carros a serem usados pelo Google para a produção das fotografias panorâmicas do serviço em São Paulo serão do modelo Stilo, da montadora italiana, disse a fonte.

O serviço Vista da Rua tem levantado questões sobre privacidade das pessoas, uma vez que torna disponível na web imagens de fachadas e pedestres nas ruas, mas também já ajudou na solução de alguns crimes. O serviço é criticado em alguns países por fornecer imagens de localizações sensíveis, como bases militares.

Em maio, o Google informou que vai refazer todas as fotografias disponibilizadas pelo Vista da Rua no Japão usando ângulos de visão menores, depois de reclamações sobre invasão de privacidade.

Na Inglaterra, as câmeras do serviço captaram uma pessoa vomitando na rua em frente a um bar e notícias publicadas pela imprensa local afirmaram que uma mulher pediu divórcio depois que o carro do marido foi fotografado em frente à casa de outra mulher.

Mas na Holanda, este mês, dois ladrões foram presos depois que um adolescente vítima de roubo os identificou. Eles foram fotografados por um veículo do serviço do Google no momento em que roubavam o jovem.

A entrada em operação do Vista da Rua em São Paulo acontece depois que o Google melhorou a resolução das imagens da capital paulista disponíveis em seu serviço de mapas Google Maps.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.