inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

vc repórter: Google captura imagens para Street View brasileiro

20 de julho de 2009 18h22

Carro que estaria equipado com câmeras usadas pelo Google é visto em Belo Horizonte. Foto: Kleiris/vc repórter

Carro que estaria equipado com câmeras usadas pelo Google é visto em Belo Horizonte
Foto: Kleiris/vc repórter

As primeiras imagens para o Google Street View brasileiro já começaram a ser capturadas. Em Belo Horizonte (BH), equipes estão percorrendo ruas para fazer fotos em 360° que integrarão o serviço.

» vc repórter: mande fotos e notícias

A próxima região a ser explorada, segundo o Google, é o centro expandido de São Paulo (SP). As duas cidades devem inaugurar o serviço no País, já oferecido em mais de 150 cidades do mundo, principalmente nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Nele, o internauta tem acesso a visões do ponto de vista do pedestre, e pode controlar o enquadramento ou usar o zoom a partir do mouse.

Pela primeira vez na elaboração do serviço, a empresa fechou parceria com uma montadora. A Fiat entrou com 30 modelos Stilo para fotografar as ruas brasileiras. Os carros percorrerão cerca de 1 milhão de quilômetros de vias urbanas, fazendo imagens em 360° no eixo horizontal e 290° no vertical, na altura do olhar do motorista e do pedestre.

Além de São Paulo e Belo Horizonte, o Rio de Janeiro deve integrar a primeira leva de cidades contempladas. Em seguida, será a vez de outras capitais. A Google não informa, no entanto, quando lançará o pelo Street View no País. As imagens ainda devem ser tratadas para que os rostos das pessoas e as placas dos veículos fiquem irreconhecíveis.

O making of das sessões de modificação dos carros pode ser visto no site www.googlestreetviewbyfiat.com.br. Na sexta-feira, um veículo vermelho, que estaria equipado para o projeto, foi visto no bairro Betânia, zona oeste da capital mineira.

O internauta Kleiris, de Belo Horizonte (MG), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter