inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Gmail cria função para descadastro de listas e newsletters

29 de julho de 2009 11h25

Eliminar a quantidade de emails indesejáveis que se recebe todos os dias no Gmail é fácil: há o botão "Marcar como spam", que ajuda bastante a filtrar as mensagens e indicar para o sistema quem são os emissores de mensagens indesejadas, automatizando a filtragem no futuro. Mas para sair de listas de emails ou de newsletters, que normalmente não é caracterizado como spam, não era tão fácil. Uma nova função do Gmail, entretanto, pode simplificar essa tarefa.

» Facebook poderá ser acessado diretamente pelo Gmail
» Gmail lança recurso para cancelar e-mail já enviado
» Gmail ganha recurso de leitura offline de e-mails

Agora, quando uma newsletter legítima ou uma lista de emails é reportada como spam, uma caixa de diálogo se abrirá perguntando se o usuário deseja mesmo cancelar a inscrição. Clicando no botão "unsubscribe", o Google automaticamente envia um pedido ao destinatário pedindo para que retire o email do usuário da lista.

Por enquanto, a nova função não funciona com todas as listas e newsletters. O Google está encorajando todos os emissores de listas a adotarem o auto-cancelamento e, no release, avisa que não ativará a função em mensagens de spammers, já que não é certeza de que irão retirar o email do usuário do servidor.

O Google espera que a adesão dos donos de listas seja grande, pois no futuro poderiam ser classificados como spammers. A função ainda está sendo implementada e deve demorar algumas semanas para chegar a todos os usuários.

Geek
Geek