inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Ataque hacker põe Twitter fora do ar

06 de agosto de 2009 11h35 atualizado às 16h05

O Twitter ficou fora do ar na manhã desta quinta-feira (06) em função de um ataque hacker. A rede começou a falhar por volta das 9h30 e embora o blog de status tenha informado que o serviço estava disponível desde por volta das 12h10, muitos usuários não conseguiam acesso. No início da tarde, cerca de 13h, o serviço aparentemente voltou ao normal, mas usuários continuam experimentando extrema lentidão e muitos permanecem sem conseguir acessar o site.

» Suposto ataque hacker tira do ar sites populares nos EUA
» Incidentes de segurança na internet aumentam 91%
» Anonimato na web dificulta rastrear ciberataques

Por volta das 10h50, o site de status do Twitter (status.twitter.com) confirmou a queda do sistema e avisava: "estamos determinando a causa e vamos fornecer uma atualização em breve".

Às 11h50, uma nova atualização no status indicou: "estamos nos defendendo de um ataque de denial-of-service". Na prática, o Twitter estava sob ataque hacker.

No blog oficial do Twitter, Biz Stone, fundador do serviço, reconheceu o ataque denial-of-service e explicou que "ataques como esse são esforços maliciosos orquestrados para interromper e tornar indisponíveis serviços como bancos online, sistemas de pagamento de cartões de crédito e, neste caso, o Twitter para seus clientes ou usuários. Estamos nos defendendo deste ataque agora, vamos continuar a atualizar o blog de status e depois investigar".

Nos primeiros passos da popularização da rede social, em meados de 2008, toda vez que o Twitter ficava fora do ar por conta de tráfego alto aparecia uma mensagem com uma baleia voadora, a Fail Whale. Isso levou à criação da expressão "baleiar" entre os usuários do Twitter no Brasil. Na falha de hoje, nem a baleia surgiu na tela.

Enquanto o Twitter não voltava, a alternativa para responder "o que você está fazendo agora?" foi partir para o Facebook. Conforme as pessoas descobriam que o Twitter estava offline, algumas iam ao Facebook para reclamar que o Twitter saiu do ar.

"Eu queria poder contar quantas pessoas tiveram o impulso irracional de ir ao Twitter comentar que ele está fora do ar", escreveu Fabiano Schuler, amigo do Zumo Notícias no Facebook.

Zumo Notícias
Zumo Notícias