inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

"Geração monitor" passa 10 horas por dia em frente às telas

17 de agosto de 2009 18h00

Cada vez mais crianças e adolescentes estão deixando de fazer seus deveres de casa, de brincar na rua e de interagir ao vivo com outras pessoas para se dedicarem aos seus gadgets, TVs, videogames e internet. Um estudo realizado no Reino Unido constatou que os jovens passam até quatro meses por ano em frente às telas.

» "Desliguem seu computador", pede CEO do Google a jovens
» Um em cada 10 americanos vicia em video game, diz pesquisa
» Jovens da Ásia não vivem sem TV e internet, diz pesquisa

A pesquisa foi feita com 3 mil jovens com idades entre 7 e 16 anos e foi coordenada por Clare McDougall, diretora de programa educativo, em conjunto com a empresa de energia elétrica Npower. "O chamado das telas é difícil de ignorar" disse McDougall em nota publicada pelo site Daily Express.

"As férias de verão são uma época em que tradicionalmente você espera que as crianças saiam de casa. Mas o engodo da tecnologia faz com que seja cada vez mais difícil para os jovens se desligarem disso", completa.

E apesar da existência de muitos aparelhos atraentes como celulares, consoles de videogame e PCs incrementados, a velha e tradicional televisão é aquela que ainda arranca mais tempo das crianças e adolescentes. Das quase 10 horas que passam se dedicando a aparelhos com telas, 2 horas e 43 minutos são reservados à TV.

Segundo o site britânico Metro, os computadores tomam até 3 horas e 44 minutos, mas esse tempo é dividido em diversas atividades como os 90 minutos gastos em redes sociais como Facebook e Twitter. No celular, os jovens passam 49 minutos enviando mensagens de texto e 38 minutos jogando ou navegando pela internet. Consoles de videogame ficam com 1 hora e 6 minutos diários, sobrando 54 minutos para os portáteis como tocadores de música.

No total, são 9 horas e 54 minutos diários se revezando entre esses equipamentos, ou 11 dias e meio em um mês. Se compararmos a um ano, os jovens passam até um terço dele com seus tocadores de MP3, videogames, computadores e televisões.

"Descobrimos que três quartos das crianças com 7 anos possuem uma TV em seus quartos ¿ isso representa um número 20% maior do que os adolescentes com 16 anos. Estejam no ônibus, em casa ou no banco traseiro do carro, as crianças de hoje em dia procuram cada oportunidade possível para usar a tecnologia, preferindo passar mais tempo dentro de casa do que sair às ruas" declarou McDougall.

Geek
Geek