inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Google terá que revelar identidade de blogueiro que insultou modelo

18 de agosto de 2009 16h18 atualizado às 17h47

Liskula Cohen espera que o autor do blog não seja alguém que ela conheça. Foto: Divulgação

Liskula Cohen espera que o autor do blog não seja alguém que ela conheça
Foto: Divulgação

Um juiz de Nova York obrigou o Google a revelar a identidade do autor que dedicou um blog inteiro a insultar uma modelo de Manhattan, para que esta possa processá-lo, informou hoje o jornal New York Post.

» Banco desiste de ação contra blogueiro que fez críticas
» Inocentado blogueiro que narrou sequestro falso de banda
» Blogueiro chinês lidera investigação policial

A modelo nova-iorquina Liskula Cohen está cada vez mais perto de saber quem está por trás do blog "Skanks in NYC" ("Prostitutas em Nova York", em inglês), no qual foram postadas fotos dela acompanhadas de gírias usadas para se referir às garotas de programa em inglês.

"Espero de verdade que não se trate de alguém que eu conheça", afirmou ao jornal a modelo, 27 anos, que apareceu em revistas como Vogue, após ser informada da ordem da juíza Joan Madden de obrigar o Google, que abriga o blog através do serviço Blogger.com, a revelar a identidade do autor da página.

A juíza assegurou em seu auto judicial que a modelo tem direito de saber quem a insulta através de um blog cuja "ideia principal é a de que Cohen é uma mulher promíscua", a quem o autor chega a se referir como "uma p. disposta a praticar sexo oral".

"Que idade tem esta p.? Quarenta e poucos? É uma p. psicótica e mentirosa que com sua idade ainda freqüenta discotecas", é um dos comentários destinados a Cohen no blog. A modelo diz ter sentido as consequências dos ataques em sua carreira.

"As leis contra a difamação na rede são as mesmas que no mundo real", disse o advogado de Cohen, Steven Wagner, que espera que a decisão judicial envie uma mensagem aos blogueiros e a qualquer um que utilize o anonimato da internet "para difamar covardemente".

O autor de "Skanks in NYC" luta desde o começo do ano, quando a modelo deu início ao processo legal para eliminar o blog e apresentar uma ação por difamação, para manter o anonimato, e foi representado nos julgamentos de Nova York pela advogada.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.