inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Feira de tecnologia IFA abre as portas em Berlim

04 de setembro de 2009 08h19 atualizado às 10h35

Homem experimenta óculos 3D no primeiro dia da feira. Foto: EFE

Homem experimenta óculos 3D no primeiro dia da feira
Foto: EFE

Com o mote "Inspirar pessoas. Mover mercados", a IFA, feira de eletrônicos que se realiza em Berlim, na Alemanha, abre as portas ao público nesta sexta-feira e vai até dia 9. Com mais de 1,1 mil expositores de 60 países, a feira deve atrair ainda mais a atenção porque pode mostrar ao mercado sinais de recuperação do setor.

» Veja mais fotos da feira IFA
» Empresa surpreende com vibradores em feira de tecnologia
» Philips mostra 3ª geração da TV Aurea; veja fotos
» Toshiba mostra primeiro tablet touchscreen
» Netbook da Samsung chega a 11 horas de bateria

Entre as empresas que mostram suas novidades na IFA estão LG, Samsung, Sharp e Sony, a fabricante de sistemas de navegação TomTom, o grupo holandês Philips e a Acer. Outra, como a Vodafone, Semnheiser e Pioneer, que não haviam participado de edições anteriores, voltam a exibir seus produtos.

Tablets, netbooks, telas sensíveis ao toque e muita tecnologia em 3D, além de TVs, lavadoras e secadoras e até vibradores (ou massageadores sensuais, como os chama a Philips) estão entre os produtos apresentados ao consumidor na IFA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

As tendências deste ano estão ligadas à eficiência energética, à conectividade entre TV e internet e à qualidade de imagem e design, o que deve ser visto nos lançamentos. De acordo com o grupo alemão de pesquisas de mercado GfK, também está em alta o chamado "efeito casulo" (entretenimento em casa, em vez de sair), com diversas novidades para o consumidor doméstico, inlcuindo a TV via web.

Mais informações sobre a IFA, expositores e produtos podem ser encontradas no site do evento, no endereço www.ifa-berlin.com/

.
Redação Terra