inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Artista viaja o mundo pelos olhos do Google Street View

13 de setembro de 2009 14h55

Imagem de uma rua em Rockland; no canto direito, original do Google Street View. Foto: Bill Guffey /Reprodução

Imagem de uma rua em Rockland; no canto direito, original do Google Street View
Foto: Bill Guffey /Reprodução

O artista plástico americano Bill Guffey está chamando a atenção da imprensa internacional pela originalidade com que vem usando o Google Street View, recurso oferecido gratuitamente pelo Google em seus mapas mundiais online, como referência para suas pinturas. Recentemente, o jornal The Sun o apelidou de "Vicent Van Google".

» Veja mais fotos de pinturas de Bill Guffey
»Triciclo do Google fotografa Paris para serviço de vista da rua
» Sueco manipula fotos e as transforma em obras de arte
» Museu combina arte e tecnologia para experiência interativa

Guffey, que mora em Kentucky, nos Estados Unidos, pintou duas séries de quadros baseados apenas em imagens do serviço integrado ao Google Maps, que oferece vistas panorâmicas de 360° de um número cada vez maior de localidades, em imagens reais.

Na primeira série, Guffey "visitou" todos os Estados americanos e fez uma pintura típica de cada região. Como ele mesmo explica em seu site, o único que ficou de fora foi o Havaí, que ainda não possui o serviço do Google.

Na segunda série, Guffey "viajou" o mundo inteiro. Há pinturas dos canais de Amsterdã, na Holanda, casas de Florença, na Itália, vinhedos da França, e até os táxis de Nova York. As pinturas podem ser vistas no endereço www.bnguffey.com.

O artista publicou em um dos seus blogs alguns exemplos das diferenças entre as fotos originais e suas pinturas. Como no quadro Berkley Street Morning, feito de uma imagem da Berkley Street, na cidade de Rockland, no Estado norte-americano de Maine, onde ele afirma que modificou a estação do ano, a hora do dia e a acentuação da curva na rua.

Guffey também faz questão de salientar que recebeu permissão do Google para fazer as reproduções. O portal de buscas teria afirmado que artistas podem usar o Google Street View como referência para seus trabalhos quando utilizarem métodos tradicionais de criação artística. O Google também exige que as fotos originais contenham o logotipo da empresa quando forem exibidas junto com a pintura.

"Este recurso abre um mundo a parte para artistas que são deficientes físicos ou não podem deixar suas casas ou estúdios", afirma Guffey em seu site.

Guffey também criou um blog, The Virtual Paintout, especialmente para reunir pinturas de artistas do mundo inteiro que também usam o Googe Street View. O blog, acessível no endereço virtualpaintout.blogspot.com, tem como regra que o artista comprove que usou imagens do Google Street View para criar suas pinturas.

Redação Terra