inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Robô militar americano salta obstáculos a 7,5 metros

15 de setembro de 2009 10h26 atualizado às 12h16

Exército dos EUA apresenta mais um robô. Foto: Sandia National Laboratories /BBC Brasil

Exército dos EUA apresenta mais um robô
Foto: Sandia National Laboratories /BBC Brasil

O Exército dos Estados Unidos divulgou, pela primeira vez, imagens de um robô que é capaz de saltar obstáculos a mais de 7,5 metros de altura. O aparelho possui um mecanismo especial que o auxilia a pular sobre paredes ou cercas.

» Robô desenvolvido nos EUA trata soldados feridos a distância
» Exército dos EUA se rende à nova era dos robôs de guerra
» EUA testam veículos não tripulados e robôs como soldados

Na maior parte do tempo, o robô do tamanho de uma caixa de sapato usa suas quatro rodas para se movimentar. Mas o Precision Urban Hopper (saltador urbano de precisão, na tradução livre) pode usar uma "perna" ativada por um pistão para pular obstáculos como paredes ou cercas.

Segundo os responsáveis pelo seu desenvolvimento, o robô pode ser usado para auxiliar o trabalho de policiamento e vigilância em ambientes urbanos.

Eles estimam que o Precision Urban Hopper poderá começar a ser usado efetivamente no fim do ano que vem. O programa para o desenvolvimento do robô foi financiado pela Darpa, o braço de pesquisas do Exército americano.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.