inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Google lança plug-in Chrome Frame para Internet Explorer

23 de setembro de 2009 10h28 atualizado às 10h31

O Google anunciou nesta terça-feira o lançamento do seu Google Chrome Frame, plug-in que permitirá aos usuários do Internet Explorer (IE), da Microsoft, o acesso às tecnologias do navegador Chrome, como mais opções de aplicativos online e maiores velocidades de download.

» Novo beta do Google Chrome é 30% mais veloz
» Chrome vai armazenar favoritos e dados "na nuvem"
» Chrome pode ser rival verdadeiro para Windows

O Google Chrome Frame permite que o IE use HTML5 e outras tecnologias de código aberto, o que inclui grandes melhoras de desempenho de JavaScript. Uma das maiores barreiras para a utilização em massa do HTML5 é a falta de suporte do IE para o padrão.

Quando os usuários instalam o plug-in e os desenvolvedores adicionam uma tag de compatibilidade X-UA, o navegador consegue renderizar páginas com elementos de HTML5 ¿ assim, os sites podem usar o padrão sem sacrificar grande parte de sua potencial base de visitantes. Sem a tag X-UA, as páginas são renderizadas pelo IE normalmente, usando o seu engine Trident em vez do engine do Chrome, baseado no WebKit.

Uma das maiores vantagens para o Google em disponibilizar o plug-in é assegurar a compatibilidade do IE com o Google Wave. O plug-in ainda oferece suporte a recursos offline do HTML5 e à tag canvas. Não é segredo que o Google acredita que o desktop tradicional está ficando para trás, e possibilitar e incentivar o uso de HTML5 e JavaScript de alto desempenho é mais um passo para emular um ambiente desktop na web.

O plug-in, por enquanto, está disponível para desenvolvedores e programados em um versão de teste, compatível com as versões 6, 7 e 8 do Internet Explorer, e disponível no site code.google.com/chrome/chromeframe.

Gizmodo
Gizmodo