Tecnologia

 
 

Tecnologia » Tecnologia

 Empresa mostra tela LCD que pode ser lida sob a luz do sol
19 de outubro de 2009 18h15 atualizado em 20 de outubro de 2009 às 08h06

A Pixel Qi, empresa fundada pela ex-CTO do projeto OLPC (One Laptop per Child) Mary Lou Jepsen, começa a entregar no próximo mês os primeiros exemplares de sua nova tecnologia de telas LCD para fabricantes e OEMs na Ásia. A declaração foi feita pela própria executiva no blog oficial da empresa.

» Sharp prevê mercado apertado para LCDs
» Ações de fabricante de LCD sobem após terremoto no Japão
» Siga o Terra no Twitter

As telas da Pixel Qi têm como principal característica um modo de operação duplo: quando o backlight (luz que ilumina a tela) está ligado, se comportam como um monitor LCD colorido tradicional. Com o backlight desligado, elas se transformam em monitores monocromáticos com legibilidade similar a uma tela de papel eletrônico, também conhecido como "e-Ink" ou "e-Paper".

Neste modo, são legíveis mesmo sob a luz direta do sol. Na verdade, quanto mais luz, melhor ¿ o contrários dos LCDs tradicionais, para os quais a luz do sol é deletéria.

Com isso as telas são mais baratas, graças à eliminação de componentes como lâmpadas de mercúrio e filtros polarizadores, o que as torna ideais para uso em dispositivos de baixo custo como tablets e leitores de e-books.

Mas não se anime: a produção inicial consiste em um lote limitado de amostras, e a produção em larga escala, necessária para que produtos baseados nesta tecnologia possam chegar às lojas, ainda vai demorar um pouco.

Geek
Geek