inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Fundador da Wikipedia é premiado pela Fundação Nokia

04 de novembro de 2009 20h08

Enciclopédia online tem cerca de 14 milhões de artigos em mais de 260 idiomas. Foto: Reprodução

Enciclopédia online tem cerca de 14 milhões de artigos em mais de 260 idiomas
Foto: Reprodução

A Fundação Nokia concedeu nesta terça-feira seu prêmio anual ao criador da Wikipedia, Jimmy Wales, "por suas contribuições para a evolução da Worl Wide Web como uma plataforma participativa e verdadeiramente democrática", de acordo com comunicado da fundação.

» Lançamento permite carregar Wikipedia no bolso
» Médico é investigado por publicar teste na Wikipedia
» Queda de contribuições põe em risco qualidade da Wikipedia
» Siga o Terra no Twitter

Para a Fundação, Wales é "um indivíduo que tem contribuido de forma singular para acelerar a colaboração online e a interação de milhões de pessoas em todo o mundo, assim como para democratizar a troca de informações".

Desde sua criação, em 2001, a Wikipedia evoluiu graças a colaborações espontâneas dos internautas, até converter-se em um dos sites mais consultados na internet, com uma média de 330 milhões de visitas ao mês.

Atualmente, a enciclopédia online reúne cerca de 14 milhões de artigos em mais de 260 idiomas, e conta com cerca de 75 mil colaboradores ativos que escrevem ou corrigem continuamente essa enorme quantidade de informação.

Além do prêmio, no valor de 10 mil euros (equivalente a quase R$ 26 mil), a Fundação Nokia também deu 77 bolsas (num valor total de 385 mil euros, equivalente a pouco mais de R$ 985 mil) a estudantes de pós-graduação em tecnologia da informação e telecomunicações, para ajudá-los a terminar o doutorado.

A Fundação Nokia é uma organização independente criada em 1995 na Finlândia com o objetivo de promover o desenvolvimento científico das tecnologias de informação e comunicação.

Entre os ganhadores do prêmio anual da Fundação figura Linus Torvalds, criador do sistema operacional livre Linux, que recebeu a distinção em 1997.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.