inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

YouTube cria botão "pular" para publicidade junto a vídeos

13 de novembro de 2009 11h08 atualizado às 11h41

Google diz que a ideia é testar o comportamento do consumidor . Foto: Revista Wired/Reprodução

Google diz que a ideia é testar o comportamento do consumidor
Foto: Revista Wired/Reprodução

A Google passou a inserir um botão "pular" em alguns anúncios nos vídeos do YouTube. O botão, que será apresentado apenas em algumas propagandas e para alguns usuários, faz parte de um teste da empresa para medir a aceitação de pequenos anúncios antes dos vídeos serem exibidos.

» Publicidade online ultrapassa a da TV na Grã-Bretanha, diz pesquisa
» YouTube irá dividir receita de publicidade com usuários
» Publicidade online se torna mais pessoal
» Siga o Terra no Twitter

O objetivo é analisar o comportamento dos consumidores na presença do botão e desenvolver um modelo de publicidade mais amigável e relevante, baseado nos resultados desse teste.

"Para os usuários, o formato dá a eles mais controle sobre sua experiência. Para os anunciantes, estamos trabalhando em uma solução onde paguem apenas pelos anúncios que são efetivamente assistidos. E para os nossos parceiros, anúncios "puláveis" ajudam a minimizar as taxas de abandono, e auxiliam a proteger a audiência que eles trabalharam duro para construir", disse a equipe da Google em blog oficial.

O YouTube iniciou testes com publicidade antes dos vídeos há alguns anos, e dados mostram que 70% dos usuários abandonavam os vídeos antes da conclusão dos anúncios. Isso porque, em relação ao tempo total do vídeo, os anúncios eram muito longos, pontua o artigo do site Softpedia.

Porém, o período de testes ajudou a descobrir também que propagandas curtas, de cerca de 15 s, são bem aceitas pelo público para serem assistidas integralmente.

Entretanto, a inclusão de um botão "pular" é vista com receio por alguns, como lembra o site The Register, já que é difícil acreditar que o recurso não será usado deliberadamente pelos usuários, que clicarão em todas as propagandas em que ele estiver disponível.

Todavia, a Google pretende mensurar também esse comportamento, de forma a criar um sistema de publicidade que seja rentável dentro do modelo de negócio do YouTube.

Geek
Geek