inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Projeto pretende construir 'nuvem digital' sobre Londres

01 de dezembro de 2009 13h39

Bolhas de plásticos, regidas por uma torre metálica na Vila Olímpica, teriam imagens e informações projetadas. Foto: Divulgação

Bolhas de plásticos, regidas por uma torre metálica na Vila Olímpica, teriam imagens e informações projetadas
Foto: Divulgação

Uma equipe internacional de arquitetos, engenheiros e artistas, entre os quais o escritor italiano Umberto Eco, o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) e o Google, estão propondo a construção de uma enorme "nuvem digital" em Londres como celebração dos Jogos Olímpicos, que ocorrem na cidade em 2012. O projeto, que foi apresentado em um concurso aberto pela prefeitura da capital britânica para a construção de um monumento comemorativo para a Olimpíadas, prevê a construção de uma torre metálica de 120 m de altura na Vila Olímpica que suportaria globos de plástico onde seriam projetadas imagens e informações.

» Fotos: veja mais imagens da 'nuvem digital'
» Ciberataque é visto como ameaça aos Jogos de 2012 em Londres
» Siga o Terra no Twitter

O site do projeto na internet mostra detalhes da construção e está sendo utilizado como instrumento de coleta de dinheiro para a construção. Segundo o jornal El País, o tamanho da obra dependerá da quantia obtida com as doações.

A estrutura, dotada com energia solar, é inspirada na obra do artista argentino Tomas Saraceno. As bolhas de plástico poderão ser usadas de formas diversas, desde receber pessoas no seu interior como abrigar imagens de todo tipo, como informações sobre o tempo, número de visitantes, ou imagens da tocha olímpica.

O Google, que faz parte do projeto, propõe oferecer uma espécie de barômetro contínuo das buscas dos londrinos na internet, que refletiria o humor e os interesses dos moradores da cidade. A torre seria erguida com uma tecnologia japonesa que garante estabilidade mesmo em caso de terremotos.

Mais informações no site do projeto, no endereço raisethecloud.org.

Redação Terra