inclusão de arquivo javascript

Tecnologia

 
 

Lançado Google Chrome beta para Mac e Linux e extensões

08 de dezembro de 2009 17h33 atualizado às 19h00

O Google liberou, nesta terça-feira, em versão beta, o navegador Chrome para Mac e Linux. Os usuários de Windows e Linux ganharam, ainda, extensões (plug-ins) para o navegador. São presentes de Natal para os usuários.

» Google mostra resultados em tempo real e outras novidades
» Google Wave poderá ter lojas de aplicativos em breve
» Siga o Terra no Twitter

No anúncio, no blog da empresa, o gerente de produtos do Google Brian Rakowski diz: "Nada era mais sofrido para mim quando criança do que ver os presentes sob a árvore sabendo que não poderia abrir nenhum até a manhã do Natal. Na equipe do Google Chrome, tínhamos a mesma sensação enquanto trabalhávamos para deixar prontos os betas para Mac, Linux e entensões. Demorou, mas hoje podemos ver os três itens 'top' da lista de desejos de nossos usuários".

A versão beta do navegador para Mac promete rapidez e estabilidade, traz recursos de personalização e pode ser baixado pelo endereço www.google.com/chrome?platform=mac. Um dos engenheiros do Google, Mike Pinkerton, fala sobre a versão Mac do browser em um vídeo acessível pelo atalho http://tinyurl.com/yekqfj3 ou no blog do Google.

A versão para Linux vem atender muitos pedidos, inclusive dentro do Google. No blog, a empresa diz que além da velocidade e estabilidade, também buscou um navegador de alta performance que se integrasse bem ao ecossistema do Linux e há inclusive suporte aos temas GTK. Para baixar, vá ao endereço www.google.com/chrome?platform=linux

"Quando lançamos o Chrome em setembro de 2008 sabíamos o que queríamos fazer para tornar fácil ao usuário customizar o navegador com extensões", diz a empresa no blog. "Também queríamos extensões fáceis de criar e manter, preservando a velocidade e a estabilidade do Chrome. E conseguimos: elas são áceis de criar como páginas web, fáceis de instalar e cada uma roda seus próprios processos, evitando crashes ou lentidão no browser", continua.

São mais de 300 extensões para serem utilizadas por qualquer usuário de PC ou Linux - para Mac, devem ser oferecidas em breve. Para ver a galeria com as extensões, vá ao endereço https://chrome.google.com/extensions/

Redação Terra